Roteiro para evitar patologias em pisos de concreto

Garagens e pavimentos sofrem muitos esforços. Eles têm que suportar carros e caminhões pesados e resistir, sujeira, água salgada, gasolina, óleo de motor e outros contaminantes. Mas uma laje de garagem que tenha sido cuidadosamente planejada, instalada e curada não deve ter problemas em fornecer anos de desempenho livre de rachaduras, mesmo sob as condições mais difíceis.

Exitem empresas especializadas em pisos e pavimentos de concreto como a Construtora Civil. empreiteiros de concreto fazem esse tipo de trabalho todos os dias; preste atenção aos detalhes e você alcançará seu alto padrão de qualidade.

Base e Subleito

Não se preocupe muito com a capacidade de carga do seu solo. Mesmo os solos pobres, como silte e argila, têm uma capacidade de solo de cerca de 0,2 kg/cm2. Uma placa, mesmo de 15cm de espessura pesa apenas cerca de 0,04kg/cm2, e cargas acidentais – qualquer coisa que não faça parte do próprio edifício, incluindo veículos – normalmente não excede 0,03kg/cm2 em uma garagem. Isso significa que o solo sob uma laje de garagem típica só precisa suportar 0,07kg/cm2.

Muito mais importante do que a capacidade de suporte é a capacidade da base de fornecer suporte consistente. Se uma parte sofre maior recalque que outra, a laje irá dobrar e potencialmente rachar. Para evitar esse problema, você precisa saber quais áreas foram cortadas e aterradas e, em seguida, é necessário certificar-se de que as áreas preenchidas foram bem aterradas.

Qualquer solo que tenha sofrido intervenção durante a escavação também deve ser compactado. Tenha em mente que é difícil conseguir uma boa compactação com o solo que está muito seco ou muito úmido. Para testar o teor de umidade, esprema um punhado de terra. Se você pode espremer a água, ela está muito molhada, e se ela se desfizer quando você abrir a mão, ela estará muito seca. Se ele mantém sua forma, está no ponto adequado para compactação.

A abordagem mais segura é remover a primeira camada (vegetal) e colocar uma camada mínima de 10cm de cascalho compactável ou pedra britada como base sobre o subleito. O cascalho fornece uma camada que ajuda a manter a espessura da laje uniforme, o que economiza dinheiro em concreto. Também ajuda a espalhar a carga sobre o solo subjacente, para que a placa seja suportada de maneira mais uniforme. Além disso, é fácil de compactar.

Provavelmente, o solo mais difícil com o qual você terá que lidar é a argila expansiva, que incha quando está molhada e encolhe quando seca, e não pode ser facilmente compactada. É melhor remover essa argila e substituí-lo por um preenchimento compacto. Se isso não for possível, você deve consultar um engenheiro geotécnico.

Barreira de Vapor

A umidade no solo pode aumentar através da ação capilar, e o vapor de água está sempre presente sob as lajes de piso e qualquer vazio na sub-base está quase sempre a 100% de umidade relativa. Sem uma barreira de vapor, a umidade se moverá através do concreto e condensará por baixo, deixando marcas escuras na superfície.

Em casos extremos, a laje irá até “transpirar”. Se a placa já estiver coberta com piso ou um revestimento de acabamento, a umidade poderá causar delaminação. Uma barreira de vapor é um seguro barato.

A barreira de vapor deve ser colocada no topo da sub-base, diretamente abaixo do concreto. Não coloque uma camada de areia ou cascalho no topo da barreira de vapor. Houve uma época em que essa prática foi recomendada para reduzir o empenamento na laje, mas se você estiver usando a mistura de concreto adequada com baixo teor de água, uma camada para remover o excesso de água é desnecessária. Ele pode, na verdade, capturar a umidade, que então continuará subindo pela laje.

Isolamento do pavimento

Todas as lajes de piso trabalham, diferentemente de paredes de periferia e pilares da estrutura, que são geralmente mais estáveis. As lajes também encolhem à medida que secam e continuam a se expandir e se contrair com as mudanças de temperatura.

O uso de juntas de isolamento ao redor do perímetro da laje e em torno de qualquer interseção permite que ela se mova de forma independente e ajuda a evitar rachaduras.

As juntas de isolamento devem ser feitas de materiais de aproximadamente 1,2 cm de espessura, usa-se bastante para essa função placas de isopor. Independentemente do material que você usa, a articulação deve ser ajustada no grau adequado e ser pelo menos tão larga quanto a espessura da laje, para que a laje não se ligue parcialmente às paredes.

Juntas de controle

Juntas de controle são rachaduras planejadas que permitem movimentos causados por mudanças de temperatura e retração de secagem ocorram. Em outras palavras, a fissura é quase inevitável, você deve ter um papel ativo na decisão de onde ele irá trabalhar e direcionar esse trabalho uma linha reta ao invés de aleatoriamente.

Juntas devem ser posicionadas corretamente, obedecendo a estrutura (pilares e paredes) e interferências (caixas e bases).

O corte de juntas deve ser feita em profundidade adequada. Deve-se cortar as juntas 30% da espessura do piso, então para um piso de 15cm, deve-se cortar no mínimo 5cm de profundidade. Existem equipamentos específicos para corte linear de juntas.

As juntas devem ser cortadas entre 6 e 12 horas após a finalização do acabamento do piso. Se cortar antes, o piso não terá reagido o suficiente para suportar o corte, e pode esborcinar as juntas. Se cortado após esse prazo, corre-se o risco (principalmente em regiões muito quentes) de aparecimento de fissuras antes do corte.

Seja ativo na decisão de onde as juntas de controle serão colocadas para evitar patologias que poderiam ser evitadas de forma simples!

Cura do Concreto

Uma laje executada em local descoberto está muito mais sujeita a secar rapidamente e provocar rachaduras. Outra patologia comum é o empenamento das bordas das placas de concreto, que acontece quando a superfície seca mais rapidamente do que o fundo da placa, provocando retração diferencial.

Uma maneira de garantir que isso não aconteça é pulverizar um composto de cura que forma uma membrana na superfície. Isso criará uma fina membrana impermeável que prende a umidade da própria laje e evita a secagem prematura. Alguns compostos podem ser coloridos com pigmento branco, por isso é mais fácil ver onde eles foram pulverizados.

Os compostos de cura podem interferir na adesão, portanto, se a laje estiver recebendo algum tipo de revestimento. A melhor opção pode ser usar coberturas de poliéster ou de cura. Lonas de poliéster são uma opção barata, mas pode deixar marcas manchadas no chão.

 

Você pode verificar alguns dos nossos trabalhos em pisos de concreto aqui!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *