AMBEV TE – Fase 02 Logística

A Obra

Ampliação Logística na cervejaria Ambev Teresina.

Obra compreendendo ampliação de pavimentações, drenagem e galpão de produto acabado, sendo um projeto bastante desafiador em função da péssima qualidade do solo do local, o que levou a realização de fundações profundas tanto para suportar as estruturas metálicas, como para suportar as cargas do novo pavimento.

AMBEV TE – PAVIMENTAÇÕES

A Obra

O escopo do projeto compreende adequações de serviço para a área de Logística, especialmente no que se refere a pavimentação e adequações de área de estoque de material acabado.

Para tanto, foram apresentados planos de ataque para as áreas objeto do escopo do projeto, para que assim sejam minimizados os impactos decorrentes de se ter uma obra no mesmo local em que foram mantidas as operações de amarração e transporte de produtos.

Perfazendo uma área total de 3000,00m2 de adequações de pavimentações apropriadas para altas cargas e tráfego de empilhadeiras e carretas.

AmBev EQ – Pavimentações

A Obra

O escopo do projeto compreende adequações de serviço para a área de Logística, especialmente no que se refere a pavimentação e adequações de urbanização e drenagem no pátio externo de amarrações, instalação de estrutura de linha de vida sobre trilho, assim como recuperação de trechos internos de pisos do armazém logístico.

Para tanto, foram apresentados planos de ataque para as áreas objeto do escopo do projeto, para que assim sejam minimizados os impactos decorrentes de se ter uma obra no mesmo local em que foram mantidas as operações de amarração e transporte de produtos.

Outro desafio encontrado é que o período de execução do projeto coincidiu com a época de inverno. No estado do Maranhão, especialmente em São Luis, a precipitação pluviométrica é muito intensa, causando interferências, e dias improdutivos. Especialmente porque se trata de um projeto que envolve serviços de terraplenagem.

SERVIÇOS PRELIMINARES                                   

  • Projeto executivo arquitetura (inclusive estudo layout de vagas e sinalizações;)
  • Projeto Executivo Pavimentação (Incluindo reengenharia visando otimização de custos e prazo).
  • Projeto executivo de terraplenagem (restauração, acertos e preparação necessária à recomposição pavimento)
  • Projeto executivo drenagem águas pluviais (incluindo verificação rede existente, versus inserção ramais auxíliares e todo dimensionamento necessário para a drenagem superficial adequada)
  • Projeto executivo complementar (Específico ao estacionamento de veículos leve), abordando pavimentação (inclusive restauração área existente), terraplanagem e drenagem;
  • Projeto executivo de estrutura metálica e coberturas, considerando re-dimensionamento, restauração e possíveis reforços visando instalação de 2 linhas de vida (aptas à segurança de colaborador/alpinista) apoiadas em trilhos apropriados e seus equipamentos (emissão ART completa/específica, referente revalidação estrutura principal, às linhas de vida e equipamentos); e ainda para desmonte necessário cobertura e estrutura do prédio da amarração no pátio que será suprimido. Considerar ainda abordagem das alterações fechamento lateral/portões e passagens entre linhas de produção e armazém, item parcialmente faz parte serviços internos/armazém;
  • Projeto executivo de estrutura de concreto, fundações e piso industrial, (Inclusive recomposições/reparos Armazém), item faz parte serviços internos/armazém;
  • Projeto “As Built” final da obra em mídia eletrônica (.dwg e .pdf) e 01 jogo impresso (arquivo técnico local)
  • ART’s de Projetos em geral, respectivas a todas as “matérias” abordadas/utilizadas na obra;
    ART’s de Execução da obra em geral, e ainda aquelas complementares e/ou “especiais”, conforme as respectivas execuções abordadas na obra;
  • Levantamentos e ensaios preliminares, topografia/planialtimétrico, sondagens, CBR, etc. (cumprindo todos os requisitos de segurança do trabalho para mobilização e execução, inclusive com acompanhamento de Técnico de Segurança do Trabalho,”TST”); Em especial para realização de sondagem também será necessário investigação com Georadar apropriado e emissão de relatório por profissional habilitado;

 

ADEQUAÇÕES DE ESTRUTURA DE AMARRAÇÃO PARA TRABALHOS EM ALTURA                                      

  • Instalações provisórias de segurança, para execução da obra/trabalho em altura, conforme padrão Segurança Trabalho Ambev, linhas de vida, rede de proteção e de segurança para trabalhos em altura (fornecimento montagem/desmontagem/remontagens e laudos, inclusive plano de resgate)
  • Restauração da estrutura (inclusive lixamento e pintura protetiva efetiva apropriada, e ainda c/ demão final na cor vermelho padrão), instalação de reforços estruturais para sustentação de duas linhas de vida (uma em cada eixo da vaga de estacionamento para amarração);
  • Fornecimento e instalação de duas linhas de vida c/ trilhos rígidos, troles e demais acessórios completos, para devida ancoragem de alpinista, inclusive esticadores e dois conjuntos de cintos;
  • Revisão e adequação das redes de água pluvial aéreas, inclusive prumadas de descida;
  • Revisão e acrescimo de instalação de luminárias remanejadas do prédio maior que será suprimido (considerar infras, cabeamento, suportes e demais serviços e materiais para perfeito funcionamento);

PATIO DE ESTACIONAMENTO DE CARRETAS                              

  • Preparação de toda área, e ainda demolição e expurgo de todo o pavimento antigo (ainda existente), prever transporte (já considerando empolamento) até bota fora externo devidamente apropriado, todo o equipamento necessário, mão de obra, combustíveis e outros custos adicionais para a completa execução desta atividade. Somatório Áreas (7840m² pátio Existente +800m² área da amarração à ser transformada em pátio+ 60m² “eliminação conteiro/triangulo”=8.700m²)
  • Movimentação de terra (corte), inclusive abertura de caixa, prever transporte (já considerando empolamento) até área de aterro (se necessário expurgo excedente em bota fora externo apropriado), considerando ainda todo o equipamento necessário, mão de obra, combustíveis e outros custos adicionais para a completa execução desta atividade.
  • “Movimentação de terra (aterro), prever fornecimento/importação de jazida apropriada, transporte (já considerando empolamento e DMT), espalhamento, compactação com equipamentos pesados e regularização do aterro. Prever todo equipamento necessário (inclusive caminhão pipa pra controle da umidade), mão de obra, combustíveis e outros custos adicionais para a completa execução desta atividade.
    Atenção 1: Todos os taludes de corte ou aterro devem ficar lisos e prontos para aplicação de grama em placas, sem ondulações e serão recebidos pela fiscalização.”
  • Remoção, abertura de caixa e preparo adequado de área de canteiro existente em forma de triangulo, para sua reversão à área extra de pátio, incluindo adequações remanejamentos necessárias de infraestruturas existentes
  • Locação de obra – gabarito estratégico / referências topográficas
  • Complementos necessários de terraplanagem e pavimentação, para concordância necessárias entre piso da amarração e novo pavimento;
  • Preparação, compactação e nivelamento do solo para execução do piso sobre solo com CBR Adequado; Aplicação de camada de sub-base em regiões onde o CBR natural não atender o especificado; Incluir fornecimento material adquado, reaterro, transporte, retirada e regularização do material excedente
  • Volume de brita graduada simples faixa “A” DNIT – GC>100% P.M.
  • Formas de aço ou madeira para concreto convencional e concreto aparente; Fornecimento, montagem e travamento conforme indicação de acabamento da arquitetura; Incluir desforma
    “Concreto armado estrutural fck≥35 MPa moldado in loco; Dosagem, fornecimento, transporte, lançamento, adensamento e cura conforme normas brasileiras
    Atenção para o caimento do piso (necessário aprovação)”
  • Tela soldada e demais itens necessários à execução do piso de acordo com as normas brasileiras e americanas
  • Barra de transferência ø25mm lisa l=40cm
  • Aços pra reforços, treliças e Espaçadores soldado tipo “W” p/ telas, específico para barras de transf., e ainda espaçadores plástico
    Extensão de juntas
  • Junta de construção © / serradas e de encontros – poliuretano (6x12mm)
    Complementos
  • Lona plástica 200 micras
  • Cura química adequada (CURA ÚMIDA)
  • Endurecedor de superfície à base de silicato Ashford Formula

DRENAGEM E URBANIZAÇÃO                                

  • Demolição do meio fio existente + retirada e bota fora apropriado
  • Fornecimento e execução de Meio fio pré moldado de concreto 1,00×0,30m
  • Cerca de divisa, (Fornecimento e instalação de tela nyloflex e 3 fios de arame farpado na cabeça dos mourões, 100% novo). E ainda a restauração mourões existente (substituição de unidades quebradas, por novos no mesmo padrão), considerar revisar prumo e fixação e devido preparo e pintura dos mourões em latéx branco)
  • Recomposição Grama esmeralda em placas para áreas de canteiro, incluindo acerto terreno e terra, (entre guia e cerca) onde houver intervenção (Incluir cuidados, e aspersão de água até estar devidamente consolidado o plantio e desenvolvimento);
  • Demolição do Sargeta existente + retirada e bota fora apropriado
  • Fornecimento e execução de Sargeta em concreto
  • Limpeza de boca de lobo e restauração caixas existentes, inclusive fornecimento e assentamento de tampas de concreto armado novas
    Fornecimento e instalação de bate rodas pré moldados (duplos/redundantes), para carretas (trecho das vagas posicionadas junto ao muro da oficina de empilhadeira e pátio do CDD)
    Ampliação rede auxiliar
  • Escavação para instalação de tubulação de drenagem pluvial, lastro e envolvimento de areia média compactada e reaterro compactado com reaproveitamento do material
    Fornecimento e montagem, incluindo todos os materiais e serviços necessários para a execução de tubulação enterrada de drenagem pluvial em manilha de concreto armado até conexão/interceptação com rede existente
  • Fornecimento e montagem de caixas pluvial, tipo “Boca de lobo”, em concreto armado, incluindo todos os materiais e serviços necessários para a sua execução, em concreto armado com tampa em ferro fundido (especificação CETC-22) – Dimensões: 1,00 x 1,00 x h variável;
  • Revisão geral e adequação do sistema de iluminação externa existente no patio. Considerar infraestrutura, cabeamento e todo ou qualquer item ou serviço para realização (Inclusive lâmpadas);
  • Adequação Quadro Elétrico de toda iluminação pátio, substituição do existente
  • Poste Adicional, Sistema de iluminação externo ADICIONAL- conjunto de 3 projetores led, proteção IP 66, consumo 250W, fluxo luminoso superior a 30.000 lúmens, corpo em alumínio, voltagem 85-265VAC, IRC superior a 80, temperatura de cor 5500K, driver Mean Well , certificação CE e ROHS,fornecido completo com fixações em cruzeta, poste de 9m e caixa de passagem 400x400x600mm
    Eletroduto em P.E.A.D. Ø4″, fornecimento completo com junções, acessórios, cabo guia, fita de advertência e abertura de valas e recomposição, p/ item 3.2.1
  • Cabeamento adequado para interligação a rede existente, p/ item 3.2.1
  • Caixa de passagem em alvenaria, com tampa de ferro com a inscrição “baixa tensão”, dimensões mínimas internas, p/item 3.2.1
    Sistema de Aterramento e SPDA, p/ item 3.2.1

PINTURAS E DEMARCAÇÕES                                       

  • Pintura de vagas epóxi com alta resistência a trânsito pesado na cor amarelo, padrão Munsell 5Y8/12 com espessura de 10cm, para demarcação de vagas (prever preparo adequado);
  • Pintura de Sinalização Tráfego (Setas e Escritas) epóxi com alta resistência a trânsito pesado na cor branca para demarcação, prever preparo adequado.
  • Pintura de faixas de pedestres com pintura epóxi na cor branco mulsell N9,5, com alta resistência a trânsito pesado, prever preparo adequado;

DIVERSOS                                         

  • Cantoneira L 3″
  • Passarela em Chapa expandida de aço galvanizado
  • Guarda-corpo tubular em Aço galvanizado
  • Tampa de Inspeção em Chapa (TQ. DESINFECÇÃO)

DEMOLIÇÂO e RESTAURAÇÃO de PISO INDUSTRIAL 6ton/m²: em trechos pontuais diversos (Estimativa 500m²);

  • Delimitações com serra circular apropriada, das áreas a serm demolidas, a fim de formar juntas apropriadas, sempre de maneira ortogonais;
  • Demolição e remoção c/ bota fora externo apropriado, de trechos do piso de concreto degradado para posterior execução do novo piso em concreto armado do armazém
  • PISO INDUSTRIAL EM CONCRETO (estoque) – Piso de concreto armado estrutural, h mínimo ≥15cm, fck mínimo ≥35MPa para sobrecarga de 6ton/m² – prever resistência a cargas dinâmicas de empilhadeiras.
  • Abertura de caixa apropriada (removendo todo material impróprio/CBR inadequado), preparação, compactação e nivelamento com sub-base e base de BGS; Incluir reaterro, transporte, retirada e regularização do material excedente, considerando-se todos as dificuldades de acesso e minimizando impactos à operação;
  • Formas de aço ou madeira para concreto estrutural; Fornecimento, montagem e travamento e posterior desforma;
  • Lona plástica 200 micras
  • Concreto armado estrutural fck≥35 MPa moldado in loco; Dosagem, fornecimento, transporte, lançamento, adensamento e cura conforme normas brasileiras. Desempenado mecanicamente, e acabamento Polido, incluindo-se controle de planicidade;
  • Telas soldada dupla, barras de transferência, espaçadores e demais itens necessários à execução do piso de acordo com as normas brasileiras e americanas
  • Execução e tratamento apropriado de juntas de expansão/retração com mastique a base de poliuretano flexível, inclusive junta natural entre piso novo armazém x piso armazém existente
  • Endurecedor de superfície à base de silicato Ashford Formula, para resistência a carga dinâmica, tráfego de empilhadeiras e trânsito de veículos pesados
  • Promover devido fluxo logístico para não impactar a operação e ainda o isolamento efetivo da área quanto ao impedimento de tráfego de maneira adequada e posterior liberação quando atingido resistência/cura

TJRN – Estacionamento Garagem

<h4 class=”alternative-heading”>A Obra</h4>

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte

Obra de execução de piso de concreto armado polido sobre laje.

20.000m2

Entrutura do Ciclone – Klabin

A Obra

Obra construção de bases de equipamentos e fabricação e montagem de estrutura metálica.

Principais atividades do projeto:

  • Bases em Concreto Armado
  • Piso Industrial em Concreto Armado
  • Estrutura Metálica
  • Instalações elétricas de Baixa
  • Instalações de Iluminação
  • Fechamentos em Alvenaria
  • Instalação de portas e corrimãos
  • Instalação de Esquadrias
  • Instalações de Proteção contra Incêndio

Pavimentação Concreto: Acesso Centráis Elétricas de João Pessoa

A Obra

Com vistas a melhorar o acesso de cargas e pessoas na usina termoelétrica de João Pessoa – EPASA, foi elaborado projeto de pavimentação em concreto armado e executado o mesmo.

A unidade apresenta grande tráfego de carretas para abastecimento de suas operações. Pro isso foi escolhido o pavimento em concreto como opção para suportar os esforços advindos das solicitações constantes.