Klabin (CE) – Bases de Equipamentos

A Obra

Execução de Base em Concreto Armado para Impressora de Embalagens GSM Volo 818 na Klabin Unidade Horizonte no Ceará. O corpo técnico da KLABIN  determinou a locação da Base e contratou o projeto estrutural para sua execução, o que originou o escopo de serviços a serem executados.

Para tal projeto, o partido foi a utilização da estrutura existente do galpão como coberta da área e demolição do piso e interferências existentes. Também foi adotado pelo projetista a solução de fundações profundas conhecidas como “estacas raiz” devido à baixa capacidade de suporte do solo existente e ao nível do lençol freático verificado em sondagens tipo SPT.

Os projetos executivos para a obra (estruturais e de locação) foram elaborados baseados no com o projeto mecânico do fabricante do equipamento, sendo contratados diretamente pela Klabin com a M. A. Vicentini Engenharia.

Todos os serviços foram acompanhados técnicamente e áreas de atuação liberadas pela equipe da Klabin pela responsável fabríl Elivânia Lima, e acompanhada pelos gestores Eduardo Vilares, Ivair Graziano, João Candido, e Itamar Zairo os quais tiveram atuação fundamental no progresso das diligências.

As obras foram iniciadas em 29 de abril 2020 e concluídas em 08 de junho de 2020.

 

SERVIÇOS EXECUTADOS                              

O projeto refere-se a construção de Base em Concreto Armado para suporte de Impressora de Embalagens Volo 818 ao lado da Ward 16.000, inclusive a execução de caixa de efluentes industriais e canal de refilos.

Dadas as características do solo existente, foram executadas um total de 29 estacas tipo raiz com 11 metros de comprimento e 25 centimetros de diâmetro armada, distribuidas ao longo da base. A base especificada em projeto possui geometria variável, área de 82,6 metros quadrados, sendo executada com altura de 55 centimetros abaixo do nível do piso.

Foi executado juntamente, prolongamento do canal de refilos existente, com comprimento de 8 metros, 1 metro de largura e 70 centimetros de altura. A caixa de efluentes industriais foi executada com dimensões 1,20 x 1,20 x 2,0 metros com blocos de concreto estruturais de espessura = 20cm, impermeabilizada, com tampa de aço.

Foi executada ainda ponto de espera para ligação dos efluentes de uma segunda máquina na caixa de efluentes. A base possui aterramento composto de 09 hastes de 5/8” e ligação através de cabo de 50mm com o aterramento existente, executada com soldas exotérmicas, conforme projeto. A pintura foi executada com selante anti-umidade epóxi e acabamento com tinta epóxi WEG Cinza Gelo Munsell N8